MAIS DE 90 MIL PESSOAS AINDA ESTÃO SEM LUZ NA REGIÃO SUL

  • Por conta da passagem do ciclone bomba, o sistema da CEEE em Rio Grande apresentou instabilidade e os técnicos passaram a trabalhar com base nas informações que chegavam diretamente de Porto Alegre. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Até o final da manhã desta quarta-feira, a assessoria de imprensa da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) contabilizava mais de 90 mil pessoas sem energia por conta dos fortes ventos que atingiram a região entre a noite de ontem e madrugada desta quarta-feira. Segundo a estatal, eram 17 mil clientes sem luz em Rio Grande, 70 mil em Pelotas, seis mil e quinhentos em Santa Vitória do Palmar e outros três mil e quinhentos no Chuí.

As rajadas derrubaram postes de energia e estão mobilizando as equipes em todas as cidades da região para que o fornecimento seja restabelecido. Por conta da passagem do ciclone bomba, o sistema da CEEE em Rio Grande apresentou instabilidade e os técnicos passaram a trabalhar com base nas informações que chegavam diretamente de Porto Alegre, o que acabou impedindo um diagnóstico completo da situação.

Em Santa Vitória do Palmar, muitas árvores e postes também caíram, principalmente durante a madrugada, quando a força do vento atingiu seu ápice. De acordo com o integrante do comitê da Defesa Civil do município, Jorge Alex Fabra Martins, dez casas foram destelhadas, mas os moradores não ficaram feridos e também não deixaram as residências.

Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social já estão trabalhando no atendimento dessas famílias para minimizar os transtornos. Ainda conforme Fabra, no período da manhã, os voluntários da Defesa Civil atuaram na zona urbana e no período da tarde devem se dirigir ao interior para verificar os estragos causados pelo temporal.

Em Pelotas, cerca de 30 árvores foram derrubadas pela força dos ventos, mas segundo a Defesa Civil do município não há pessoas desabrigadas. Uma força tarefa, formada pelos Bombeiros e as secretarias de Transporte e Trânsito (STT), Serviços Urbanos e Infraestrutura (SISUI) e Qualidade Ambiental (SQA) foi montada para retirar os vegetais, principalmente aqueles que caíram sobre a fiação.

Na cidade de São Lourenço do Sul, também foram registradas quedas postes de energia e de árvores, inclusive duas delas sobre residências, mas sem vitimar os moradores. Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Janaína Menezes, equipes estão trabalhando no interior do município para verificar a ocorrência de estragos.

Aguarde mais informações