ARTIGO - QUEDA DE CABELO: DEVEMOS NOS PREOCUPAR?

  • De acordo com estudos, o cabelo possui três fases: nascimento, crescimento dos fios e, por fim, a fase de queda. Foto: Divulgação/Farmadelivery

Confira abaixo o artigo da professora Patrícia Quaresma, do curso de Cabeleireiro do Senac Rio Grande.

Em tempos de pandemia, destacam-se algumas questões que influenciam a ocorrência da queda de cabelo. Além da fase de adaptação, o estresse, fator natural nesse período, interfere tanto no nosso bem estar, quanto no nosso cabelo. Assim, as quedas tornaram-se comuns nesse período.

De acordo com estudos, o cabelo possui três fases: nascimento, crescimento dos fios e, por fim, a fase de queda. Essa fase pode ser precoce e interromper esse ciclo. Tal interrupção pode ocorrer em razão de processos inflamatórios, fatores nutricionais ou hormonais, ou até por doenças de base auto-imunes.

Assim, além de uma consulta ao médico, algumas medidas em casa podem ajudar a prevenir e tratar o problema. Uma delas está relacionada à alimentação. É importante fornecer uma grande quantidade de matéria prima aos seus fios. Eles precisam de mineral e proteína, que é a base de formação e ajuda o cabelo a se tornar mais resistente à queda precoce.

Além disso, beber bastante água e fazer exercícios físicos, mesmo na quarentena, são fundamentais, pois auxiliam a circulação do sangue. Também merece destaque a parte nutricional externa que, mesmo em casa, podemos fazer. Segue-se o passo a passo abaixo:

⁃ Deve-se começar com uma lavagem bem detalhada, em que primeiro podemos usar um shampoo de limpeza profunda para o couro cabeludo, a fim de eliminar a oleosidade e resíduos de outros produtos;

⁃ Em seguida, aplicar ampolas encontradas até nas farmácias (ampolas à base de vitamina B7, vitamina A, vitamina C, vitamina D e vitamina E). Isso ajuda no crescimento, evitando a queda , além de ser antioxidante;

⁃ Após colocar as ampolas, massagear em movimentos circulares e deixar agir por 30 minutos, enxaguando bem e não deixando nenhum resíduo. Deixar secar naturalmente.

Por fim, já que estamos em quarentena, podemos aproveitar esse momento e fazer uma pausa no uso de secadores e chapinhas. Isso deixará os fios do cabelo mais resistentes e mais bem tratados.