SEGUNDA VIA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE PODERÁ SER ENCAMINHADA PELA INTERNET

  • O valor é o mesmo da segunda via encaminhada dos Postos, de R$71,10, mas o prazo de entrega é menor: três dias úteis. Foto: Divulgação

O Intituto-Geral de Perícias (IGP) lançou mais um serviço para facilitar a vida do cidadão gaúcho: quem fez a segunda via nos últimos cinco anos e precisa de um novo documento poderá fazer a solicitação on line. A retirada, no entanto, só acontece em Porto Alegre.

O valor é o mesmo da segunda via encaminhada dos Postos, de R$71,10, mas o prazo de entrega é menor: três dias úteis. A solicitação pode ser feita nos sites do IGP e do governo do estado. É necessário preencher o formulário. Mesmo as carteiras emitidas no modelo antigo poderão ser impressas.

Requisitos

- 2ª via deve ter sido emitida nos últimos cinco anos;

- ter 18 anos completos na data de expedição da última 2ª via da carteira de identidade;

- dados pessoais (nome completo, estado civil, filiação etc) não podem ter sofrido alterações;

- apenas para carteiras emitidas no RS.

A Declaração de RG, solicitada por familiares que precisam do número do documento de um falecido, também poderá ser solicitada pela internet. O encaminhamento agora pode ser feito para o e-mail declaracaorg@igp.rs.gov.br. Os documentos necessários devem ser enviados escaneados para este e-mail, para análise.

Se estiverem corretos, o solicitante receberá a resposta contendo a data de retirada da Declaração, que deve ser feita em até sete dias após a análise e aprovação dos documentos.