SISTEMA INOVADOR DE DRENAGEM É INAUGURADO NO PARQUE SÃO PEDRO

  • A solenidade aconteceu na esquina da Rua D, entre as ruas Ildefonso Poester e Carlos Frederico Engelhaldt, no bairro Parque São Pedro. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Com a presença de autoridades e respeitando os protocolos de distanciamento social, foi inaugurado o Living Water System (LWS), um projeto inovador que prevê melhorias ao meio ambiente. O Sistema de Água Viva, na tradução para o português, foi elaborado por engenheiros e profissionais de Rio Grande para tratar as águas da chuva e reaproveitá-las sustentavelmente.

A solenidade aconteceu na esquina da Rua D, entre as ruas Ildefonso Poester e Carlos Frederico Engelhaldt, no bairro Parque São Pedro. A ideia partiu do executivo municipal que procurou o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon) para construir um sistema de escoamento pluvial que levasse em consideração as características do solo rio-grandino e fosse ecologicamente sustentável.

Para o presidente do Sinduscon Rio Grande, Airton Viñas, o atual sistema de drenagem está obsoleto e exigem grandes obras e escavações para a instalação de tubulações que não impedem o seu entupimento pelo acúmulo de lixo. Por não exigir uma obra complexa, o LWS se caracteriza como uma proposta inovadora no processo de captação, absorção, condução e possível reaproveitamento da água da chuva.

Também presente na solenidade, o prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, parabenizou os envolvidos no projeto e explicou que o local para instalação do protótipo do projeto foi escolhido em razão do problema histórico de escoamento. "O que foi feito neste espaço já deu uma resposta definitiva para o problema. Precisamos multiplicar esse tipo de obra e levá-la para outros lugares da cidade", afirmou Lindenmeyer.