PRIMEIRA ETAPA DE ESTUDO INDICA PONTE COMO PRINCIPAL LIGAÇÃO A SECO ENTRE RG E SJN

  • Pelo projeto, a ponte com 3,78 km de extensão, começaria na Avenida Honório Bicalho, em Rio Grande, e terminaria ao lado do Arroio Laracha, nas proximidades do bairro Carlos Santos, em São José do Norte. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A concretização da ligação a seco entre Rio Grande e São José do Norte é um desejo de muitas pessoas e objeto de luta do vereador rio-grandino, Jair Rizzo (PSB). No final do mês de maio houve a conclusão da primeira etapa do estudo de viabilidade, denominada Pré-campo, que apontou a possibilidade da construção de uma ponte viaduto com vão de abertura no canal de São José do Norte.

A estrutura seria semalhante à ponte Ayrton Senna, que liga a cidade paranaense de Guaíra com Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul. Pelo projeto, a ponte com 3,78 km de extensão, começaria na Avenida Honório Bicalho, em Rio Grande, e terminaria ao lado do Arroio Laracha, nas proximidades do bairro Carlos Santos, em São José do Norte.

O estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental é formado, ainda, por outras duas fases, denominadas Campo e Pós-campo, respectivamente. A partir de agora, a empresa Ecoplan, contratada para a realização do trabalho, aguarda a liberação da segunda etapa e a expectativa é de concluir o estudo até o final do ano.

"Com o estudo concluído, vamos para o projeto de engenharia. É através de licitação e, inclusive, a bancada federal gaúcha afirmou que colocará uma emenda coletiva como prioridade para a elaboração do projeto de engenharia", explicou Rizzo. Após sua elaboração, ele precisará ser liberado para que a obra possa, enfim, ser licitada.

Jair espera que essa fase possa ser concluída até dezembro deste ano. "Conversei com a engenheira Ane, responsável técnica pela elaboração dos estudos. A previsão de conclusão é para o final do ano e a data é 6 de dezembro. Vamos rezar para que não ocorram mais problemas", finalizou Jair.