CENÁRIO DE SECA LEVA A AAPECAN À ZONA RURAL DE SÃO JOSÉ DO NORTE

  • A atividade coordenada na região pela Aapecan Metade Sul, começou no final de abril, com visita a usuários em propriedades em Dom Feliciano e Chuvisca. Foto: Divulgação/Aapecan

A ação da Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (Aapecan) em prol do usuário da zona rural levou equipe da Unidade Rio Grande ao interior de São José do Norte neste mês. A assistente social Márcia Emmendoerfer esteve na propriedade do usuário Jairo da Costa Jardim, 58 anos, em Bojuru.

O câncer de medula óssea obrigou a família a parar de plantar cebolas para se dedicar apenas à criação de galinhas e gado. O ex-agricultor diz que se ainda estivesse no cultivo da cebola, tradicional no município, a estiagem teria afetado muito sua colheita, como aconteceu nas propriedades vizinhas.

Apesar de aparentemente a falta de chuva não atingir sua produção diretamente, ele conta que a estiagem prejudicou a plantação de bergamota e laranja que sua mãe mantém para sobreviver. Apenas dois pés, os plantados próximos ao poço artesiano, sobreviveram.

Zona Rural

A atividade coordenada na região pela Aapecan Metade Sul, que além de Rio Grande reúne as unidades de Pelotas, Bagé e Camaquã, começou no final de abril, com visita a usuários em propriedades em Dom Feliciano e Chuvisca.

A iniciativa decorre do contexto em que o usuário cadastrado na entidade está inserido. Além de lutar contra um câncer, durante a pandemia do novo Coronavírus, esse contingente se vê afetado diretamente por uma das piores secas da história recente na região. Mesmo com a retomada das chuvas, o déficit pluviométrico persiste na região diante da estiagem prolongada.