AVANÇAM AS AÇÕES DE REVITALIZAÇÃO DA RUA MARECHAL FLORIANO, EM PELOTAS

  • O piso novo dos passeios públicos implementa, na Floriano, o padrão Calçadão/Avenida Saldanha Marinho/Largo de Portugal. A ideia é promover um modelo de integração uniforme das áreas. Foto: Rodrigo Chagas/PMPel

A requalificação da Rua Marechal Floriano, entre a praça Coronel Pedro Osório e a Rua Professor Araújo, prossegue sem pausas, em Pelotas. Cem por cento do alargamento do passeio público da quadra entre as ruas Barão de Santa Tecla e Santos Dumont está concluído, assim como a troca do piso das calçadas entre a Marechal Deodoro e Santa Tecla. A execução do projeto é da Prefeitura, com a gerência e fiscalização da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

“A Floriano receberá muito mais do que cliclofaixa. A revitalização será completa, incluindo a recuperação do terminal de transporte coletivo das linhas do bairro Fragata, com seis abrigos novos que oferecerão mais conforto aos usuários, além de 29 bancos e 12 lixeiras como complemento à nova infraestrutura”, destacou a prefeita Paula Mascarenhas.

Os 650 metros lineares da Floriano serão revitalizados com o investimento de mais de R$ 860 mil, com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), programa Pró-Transporte, ação Mobilidade Urbana. A empresa SBS Engenharia Ltda, que realiza as obras, já fez a fresagem (raspagem) do leito e recuperações pontuais, para recebimento da pavimentação asfáltica nova. Também houve aumento da capacidade de drenagem.

Ciclofaixa e padronização

Uma ciclofaixa de 720 metros faz parte do planejamento técnico, à esquerda sentido Centro/bairro, com traçado que dobra na Rua Professor Araújo e se encontra com o sistema, em obras, na Avenida Saldanha Marinho.

O piso novo dos passeios públicos implementa, na Floriano, o padrão Calçadão/Avenida Saldanha Marinho/Largo de Portugal. A ideia é promover um modelo de integração uniforme das áreas.

Acessibilidade e sinalização

Depois de receber o asfalto novo, serão feitas as adequações de acessibilidade nas esquinas das quadras trabalhadas e implementada a sinalização, que envolverá pintura horizontal e placas verticais, além de cinco grupos semafóricos para pedestres.

O secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, lembra que a iluminação pública de LED está inserida na requalificação da Marechal Floriano, e encontrará sequência na Avenida Saldanha Marinho e no Largo de Portugal, reforçando a proposta de unificação de identidade dos espaços.