QUEDA DE RAIO E FALTA DE ENERGIA CAUSAM PROBLEMAS OPERACIONAIS À CORSAN NO FINAL DE SEMANA

  • Um dos postes de alta tensão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Navegantes, localizada ao lado do Parque Marinha, na BR 392, foi atingido por um raio e com isso o serviço de tratamento foi prejudicado até sua substituição. Foto: Divulgação/Corsan

As condições climáticas do final de semana causaram transtornos para Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) que ficou sem energia por duas oportunidades e teve até mesmo o tratamento de esgoto afetado por conta da queda de um raio. O primeiro desabastecimento, na madrugada de sexta para sábado, teve duração de cinco horas e meia e deixou a estatal sem capacidade de captar água do Canal São Gonçalo, na Palma.

Na mesma madrugada, um dos postes de alta tensão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Navegantes, localizada ao lado do Parque Marinha, na BR 392, foi atingido por um raio e com isso o serviço de tratamento foi prejudicado. A substituição do poste foi feita pela própria Corsan, em razão do incidente ter acontecido na área interna da estação. A descarga elétrica foi tão forte que destruiu completamente a estrutura de madeira.

Já na madrugada de sábado para domingo, a Corsan sofreu com um novo desabastecimento, esse com cerca de dez horas de duração. Como medida preventiva, a Companhia emitiu um comunicado alertando para a possibilidade de falta de água em toda a cidade, mas que acabou não acontecendo. Houve o registro de oscilação na pressão da água, no período das 19h às 22h, mas agora a situação está normalizada.

Em todos os casos, a Corsan contou com o apoio da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) para a nomalização dos serviços.