SANEP INICIA LIMPEZA DE BOCAS DE LOBO NA REGIÃO CENTRAL DE PELOTAS

  • Ao lado do diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, a prefeita Paula Mascarenhas acompanhou o início da limpeza na esquina das ruas Gonçalves Chaves e Tiradentes. Foto: Rodrigo Chagas/PMPel

Pelo menos mil bocas de lobo da região central de Pelotas serão limpas em um mutirão lançado pelo Sanep na noite desta terça-feira (26). A ação ocorrerá pelos próximos 90 dias no turno da noite, sempre das 19h às 7h, para evitar interrupções no trânsito e aglomerações. Nos primeiros 30 dias, o trabalho será realizado de domingo a domingo, para atender todos os pontos e preparar o sistema de drenagem às chuvas previstas para a estação.

Ao lado do diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, a prefeita Paula Mascarenhas acompanhou o início da limpeza na esquina das ruas Gonçalves Chaves e Tiradentes. Três sacos de lixo cheios foram removidos neste trecho, grande parte de garrafas pet e sacolas plásticas. Até mesmo um par de chinelos foi retirado do bueiro logo no início do serviço.

“A nossa cidade é muito plana e sofremos muito com os alagamentos, por isso já estamos preparando o sistema de drenagem para melhorar o escoamento das águas. Mas para isso precisamos do apoio da população e que este seja um serviço conjunto, cada um fazendo a sua parte”, afirmou Paula.

O mutirão integra a série de ações desencadeadas pela autarquia para preservar e dar manutenção aos sistemas de drenagem da cidade. Exemplo disso é que, desde 2017, um programa inédito de limpeza de canais é feito no município. Somente naquele ano, 80 quilômetros foram limpos.

Desde então, o Sanep conserva os resultados obtidos com a intervenção voltando aos canais para retirar resíduos – de todos os tipos, de garrafas a colchões – e evitar que eles cheguem às oito casas de bomba de Pelotas e ocasionem sua danificação, já que são estas as estruturas responsáveis pelo escoamento adequado da água da chuva.