DEPUTADO FÁBIO BRANCO SUGERE A PRORROGAÇÃO DA SAFRA DO CAMARÃO PARA O FINAL DE JUNHO

  • A mudança não acarretaria em redução do Seguro Defeso. A única diferença é que as parcelas seriam pagas a partir de julho. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A possibilidade de prorrogação da safra do camarão no Rio Grande do Sul entrou em discussão com a Secretaria Nacional da Pesca (SAP/MAPA), na última quarta-feira (20). Por videoconferência, o deputado estadual Fábio Branco (MDB) reforçou o pedido que já havia feito no mês de abril, por conta das variações climáticas do período.

Em sua proposta, Fábio sugere a manutenção do período até o final de junho, uma vez que o prazo atual para a captura do crustáceo termina em 31 de maio. Além disso, a mudança não acarretaria em redução do Seguro Defeso. A única diferença é que as parcelas seriam pagas a partir de julho.

Ele justificou ao secretário-adjunto da Pesca, Marcelo Moreira Neves, os efeitos da elevada pluviosidade da Lagoa dos Patos, durante o segundo semestre de 2019. “Trata-se de um fator que acabou influenciando tanto na entrada quanto na saída do camarão na Lagoa de forma tardia. Ou seja, a sua prorrogação não traria quaisquer danos ambientais”, esclareceu Fábio.

Para salientar o pleito, Fábio encaminhou a Neves a nota elaborada pelo Instituto de Oceanologia da FURG. O documento alega haver “sentido autorizar, especificamente para 2020, um deslocamento temporal do período de fechamento de safra, adiando o seu final”. “Esperamos que essa reivindicação seja considerada. Prorrogar a safra seria permitir um incremento importantíssimo na renda de muitas famílias”, concluiu Branco.