AOS 110 ANOS, VILA DA QUINTA SE CARACTERIZA COMO UM BAIRRO COMPLETO

  • Ao longo dos anos, a vila, como é carinhosamente chamada por seus moradores, foi crescendo e hoje é vista como um bairro significativo e composto por tudo que é necessário para uma vida independente do centro da cidade. Foto: Cícero Gomes/COT Fotografias

Localizada no entroncamento das BRs 392 e 471, a Vila da Quinta se apresenta como um cartão de visita aos viajantes que chegam na cidade do Rio Grande por duas das principais rodovias da zona sul do estado. Por conta da expansão, o perímetro urbano do quinto distrito se estende por alguns quilômetros de estrada, revelando comércios e construções diversas que transformam o lugar em um recorte da cidade em meio a tranquilidade da zona rural.

Ao longo dos anos, a vila, como é carinhosamente chamada por seus moradores, foi crescendo e hoje é vista como um bairro significativo e composto por tudo que é necessário para uma vida independente do centro da cidade. Lá é possível encontrar postos de saúde e de combustíveis, agências bancárias, casa lotérica, supermercados, fruteiras, escolas, CTG, salão de beleza, lojas diversas, paróquias, salões de festa, quadra esportiva, entre outros serviços.

Essa característica empreendedora não é de hoje e acompanha a história do lugar desde antes de sua fundação. A emancipação para o distrito Julio de Castilhos, por meio do intendente municipal Trajano Augusto Lopes, data de 31 de dezembro de 1909, mas antes disso o local já contava com uma fábrica de pentes e barbatanas, a estação ferroviária e até mesmo a Sociedade de Instrução e Recreio da Quinta (Sirq), famosa por suas festas e bailes.

De acordo com o blog Estação Quinta, mantido pelo historiador Cledenir Vergara, "com a oficialização e a criação jurídica do distrito, surgiu o Cartório Distrital (1910), a Igreja da Penha (1912), a Escola Agrícola com os padres Josefinos (Ordem de São José de Murialdo), em 1915, diminutos hoteis, expansão do comércio atacadista, cooperativas de cebola e os encantos dos bailes de negros". O nome Vila da Quinta foi oficializado apenas no ano de 1938.

Todas essas informações estarão na mais nova série do site Papareia News. A produção Vila da Quinta - Um distrito centenário irá contar nos próximos domingos a história de fundação do bairro, suas instituições, economia e apresentar a estrutura de serviços públicos ofertada aos seus moradores. Acompanhe, a partir do dia 24 de maio, o primeiro episódio dessa série de valorização e destaque desse bairro histórico e empreendedor.

A série tem o oferecimento de Agropecuária Mendonça. Especializada em produtos agrícolas, veterinários e pet shop, na Rua Coronel Salgado, nº 338, Vila da Quinta. Telefones 3036-6669 e 99919-3902.