NOIVA DO MAR MOBILIDADE TEM 100% DA FROTA OPERACIONAL APROVADA NO PROGRAMA DESPOLUIR

  • Os testes são realizados a cada seis meses e todos os veículos aprovados recebem um selo na cor verde que é colado na porta dianteira. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A última sexta-feira marcou a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente e para tornar esta data ainda mais significativa, a empresa Noiva do Mar Mobilidade teve 100% da frota operacional aprovada no Programa Despoluir. Os veículos da frota passaram por uma avaliação, no final do mês de maio, e garantiram que o nível de emissão de monóxido de carbono está dentro do previsto pelas normas vigentes.

De acordo com o técnico em controle ambiental, Éverson Jacobi, os testes são realizados a cada seis meses e todos os veículos aprovados recebem um selo na cor verde que é colado na porta dianteira. "Cada modelo de ônibus tem um limite para emitir na atmosfera, então o programa consiste em visitarmos as empresas e verificarmos se a emissão está dentro do padrão ou não, sendo que a validade do teste tem 180 dias", explicou.

20200525_210557O Programa Despoluir é mantido pelo governo federal, por meio da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), e no Rio Grande do Sul está em atuação desde o ano de 2008, sendo gerenciado pela Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Sul (Fetergs). O equipamento utilizado na medição é o opacímetro e a dinâmica do teste é muito simples: um sensor é instalado no cano de descarga dos veículos e a medida que o motorista acelera, o número de partículas emitidas é registrado pelo aparelho.

"A gente tem também um outro equipamento que é colocado na bateria do ônibus em que é coletada a rotação por minuto do motor. É gravado um giro no tacômetro e se o motorista acelerar abaixo do limite, esse equipamento vai informar e solicitar que seja acelerado novamente", completou Jacobi. No caso da Noiva do Mar Mobilidade, os testes foram realizados no período da noite, sem comprometer a escala de operação dos veículos.

A gerente operacional da empresa, Edneuman Assunção, "ter a nossa frota operacional 100% aprovada no Programa Despoluir, além de nos trazer muita satisfação, nos faz ter certeza de que estamos no caminho certo". "Defendemos um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável, beneficiando não só os nossos colaboradores, mas também toda a sociedade", completou a gestora que ainda parabenizou o setor de manutenção pela dedicação em meio as dificuldades diversas.