SÉRIE VILA DA QUINTA EP. 3 - BAIXOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE FAZEM DA QUINTA UM BAIRRO TRANQUILO

  • Nos últimos 15 dias foram realizadas seis operações, sendo que na última houve a apreensão de uma espingarda. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A segurança na Vila da Quinta é de responsabilidade da 2ª Companhia (Cia) da Brigada Militar, cuja sede e comando estão localizados no balneário Cassino. Os baixos índices de criminalidade apontados pelo Sistema Avante fazem do bairro um local relativamente tranquilo, onde todos se conhecem e colaboram para a manutenção da ordem.

Nesse quesito, as redes sociais também são importantes aliadas para ampliar a sensação de segurança dos moradores. De acordo com o responsável pela 2ª Cia, tenente Marcelo Azevedo, um grupo de WhatsApp foi criado e é utilizado para o repasse de informações sobre prisões feitas no entorno e fatos ocorridos no bairro.

Além disso, uma viatura está à disposição da comunidade durante as 24 horas do dia, realizando patrulhamento também na região do Povo Novo e das ilhas. Uma das preocupações do comando é com relação aos crimes rurais e para inibir as ações dos criminosos, estão sendo realizadas operações com bastante frequência.

De acordo com Azevedo, nos últimos 15 dias foram realizadas seis operações, sendo que na última houve a apreensão de uma espingarda. Essas ações também contam com o apoio de outras equipes do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), como a Força Tática, por exemplo, e do 5º Batalhão de Polícia de Choque (BPChq).

Um ponto muito importante para a alimentação dos dados e elaboração de ações pontuais é o registro policial e por conta disso, a BM vem conscientizando os moradores sobre essa necessidade. Como forma de facilitar o acesso, a 2ª Cia tem oferecido o agendamento pelo grupo do WhatsApp para a passagem da viatura na casa do solicitante.

Além do registro pela Delegacia Online, a equipe pode se dirigir até o endereço da pessoa e formalizar o boletim de ocorrência. "A guarnição vai até a casa do solicitante quando não estiver no atendimento de ocorrência e assim facilita o acesso para o cidadão da zona rural", explicou Azevedo.

Antes do surgimento da pandemia, eram realizadas reuniões com a comunidade da Quinta e do entorno para o levantamento de informações sobre os anseios dos moradores e também a conscientização sobre a importância do registro. Até o momento, foram contabilizados na região da Quinta três homicídios, sendo que um dos autores foi preso horas depois do crime e nos outros dois casos já se conhece a autoria e as medidas legais já foram adotadas.

A série tem o oferecimento de Agropecuária Mendonça. Especializada em produtos agrícolas, veterinários e pet shop, na Rua Coronel Salgado, nº 338, Vila da Quinta. Telefones 3036-6669 e 99919-3902.