QUALIFICA RS ABRE INSCRIÇÕES PARA NOVA SELEÇÃO DE CARGOS NO GOVERNO

  • Depois de encerrado o período de inscrições, o programa prevê nas duas semanas seguintes uma série de etapas que serão diferenciadas para cada uma das vagas. Foto: Leandro Osório/Palácio Piratini

Poucos dias após concluir o processo para dois cargos da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), o Qualifica RS lançou, nesta segunda-feira (1/6), uma nova etapa de seleção por competências para posições estratégicas no governo do Estado. Até 14 de junho, estarão abertas as inscrições aos interessados em assumir a direção do Departamento de Obras Públicas da Secretaria de Obras e Habitação e a chefia da Divisão Médico-Pericial do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (Dmest/Seplag). É a terceira edição do programa de seleção de profissionais, o segundo já conduzido por uma equipe interna da própria Seplag.

Assim como nas versões anteriores, o processo funciona via on-line por meio do site qualificars.rs.gov.br. Depois de encerrado o período de inscrições, o programa prevê nas duas semanas seguintes uma série de etapas que serão diferenciadas para cada uma das vagas. Como a forma de remuneração para responder pela direção do Departamento de Obras Públicas é por gratificação (função gratificada), o processo é direcionado apenas a servidores públicos (Estado ou municípios) e compreende um número maior de etapas.

Para ser selecionado a esse cargo, os candidatos serão submetidos a análise de currículo, mapeamento de perfil, aderência e crenças, além de entrevista por competências e avaliações com especialistas nos temas pertinentes à função. Quem for escolhido comandará a elaboração de projetos de arquitetura e engenharias, planilhas orçamentárias, cronogramas de obras e a fiscalização técnica de obras em edificações de uso público estadual.

O processo para a chefia de Divisão Médico-Pericial, cuja equipe reúne 17 médicos-peritos, é aberto para profissionais da área privada, do serviço público e do terceiro setor. Para esse posto, a seleção compreende entrevistas individuais (por competências e especialistas) e entrevista final. O objetivo é concluir o processo para o cargo no DMEST até o final de junho e para o cargo na SOP até final de julho.