ESQUADRÃO DE HELICÓPTEROS DA MARINHA REALIZA TREINAMENTO DE EVACUAÇÃO AEROMÉDICA

  • O efetivo que participou do treinamento foi composto por 20 médicos, dois pilotos e um fiel, nome que dado ao mecânico que vai a bordo em todas as missões do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (HU-51). Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Médicos da Marinha do Brasil, integrantes da Policlíica Naval, participaram, nos dias 6 e 7 de maio, de um treinamento de evacuação médica visando possíveis remoções para a capital de pacientes acometidos pelo coronavírus. Nos dias de instrução, a circulação dos helicópteros foi bastante significativa, inclusive chamando a atenção de muitas pessoas.

O efetivo que participou do treinamento foi composto por 20 médicos, dois pilotos e um fiel, nome que dado ao mecânico que vai a bordo em todas as missões do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (HU-51). As aeronaves do modelo Esquilo são facilmente adaptadas para a empregabilidade de diversas ações, inclusive para o transporte aeromédico.

Nesse caso, a cadeira do copiloto é retirada para a acomodação da maca onde será transportado o paciente. Segundo nota divulgada pelo HU-51, em situações como essas “é concetrado sobre apenas um piloto as tarefas na cabine necessárias a condução do voo, já que este não dispõe do auxílio de um copiloto”.

Apesar da agilidade em relação a uma ambulância tradicional, que levaria até quatro horas e meia para chegar na capital, é necessário testar a adaptação dos equipamentos e dos profissionais médicos ao ambiente da aeronave, o que também foi possível durante o treinamento.