PREFEITA DE PELOTAS ANUNCIA NOVO DECRETO DE ENFRENTAMENTO À PANDEMIA

  • Clubes de futebol, bem como utilização de ginásios para esportes coletivos, permanecem com atividades vedadas. Foto: Gustavo Vara/PMPel

A prefeita Paula Mascarenhas realizou uma transmissão de vídeo ao vivo para anunciar o novo decreto municipal, que passou a valer nesta quarta-feira (13). As alterações são baseadas no novo decreto do Estado, em vigência desde a segunda-feira (11), sobre o distanciamento controlado, o qual define Pelotas como bandeira laranja e incluem academias, treinos individuais, futebol e mão de obra vinda de fora do município, além da obrigatoriedade do uso de máscaras na rua.

A partir da publicação, academias de ginástica e atividades esportivas individuais poderão voltar com restrições definidas no Decreto 6.276, como delimitação de 25% do total de instrutores, fechamento de vestiários para banho e apenas um aluno por professor. Clubes de futebol, bem como utilização de ginásios para esportes coletivos, permanecem com atividades vedadas. Esportes de lutas, como artes marciais, deverão ter atendimento individualizado, respeitando as medidas de prevenção ao coronavírus.

“As academias de ginástica podem reabrir as portas, mas com várias restrições e protocolos. Isso vale também para os ginásios e centros esportivos, como padel, com apenas um professor e um aluno. Esportes coletivos não poderão voltar”, afirmou Paula. A decisão quanto ao futebol local foi conjunta com as direções dos clubes. “Concordamos por todas as dificuldades inerentes a essa prática esportiva, por tudo que acarretaria de ônus para os clubes e por muitos jogadores não serem de Pelotas, podendo voltar de suas cidades com o vírus”, explicou.

Cultos religiosos

Apesar do decreto estadual definir, para regiões de bandeira laranja, a liberação de ocupação de 25% da lotação, o novo decreto mantém as restrições de, no máximo, 30 pessoas. “Nossa dificuldade é o fato de termos igrejas muito grandes, que comportam 2,5 mil pessoas. 25% desta capacidade seria 600 pessoas. Precisamos evitar isso, fechamos todas as atividades que tenham potencial de aglomeração, muita gente correria o risco de ser infectada”, justificou Paula.

Aulas na rede privada

O município aguarda a nova determinação do Estado para definir o retorno das aulas na rede privada. Uma reunião será realizada pelo governo estadual para definição até a próxima semana. “Acho difícil o retorno em maio, mas sabemos as dificuldades das escolas particulares, principalmente as menores, sobre se manterem fechadas por muito tempo, devido à questão econômica. Se abrirem, teremos que ter um protocolo rígido e, claro, teremos que fiscalizar”, concluiu a prefeita.

“Quero agradecer a comunidade que está cumprindo as determinações. A maioria das pessoas está usando máscaras, tem se cuidado. O sucesso dessa caminhada, dessa jornada, depende de cada um”, finalizou.