É FALSA A INFORMAÇÃO DE QUE DIRIGIR SEM MÁSCARA GERA MULTA E PONTOS NA CNH

  • Para tentar terminar com a confusão, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) publicou, em seu perfil no Twitter, no último dia 30 de abril, um alerta para que os condutores não caiam nessa Fake News. Foto: Divulgação

Está circulando nas redes sociais, principalmente pelos grupos de WhatsApp, a informação de que os motoristas que forem flagrados sem máscara conduzindo os veículos serão multados em R$ 128 e terão descontados três pontos na carteira de habilitação. O mesmo comunicado diz que a justificativa da multa seria por dirigir sem uso de itens de segurança.

Apesar da polêmica e da correria às farmácias que a publicação tem causado, ele é falsa. Desde a última segunda-feira (11), as pessoas são obrigadas a utilizar máscaras nas ruas como forma de evitar o contágio do coronavírus, mas não há orientação para que a Brigada Militar, no caso do Rio Grande do Sul, aplique multas aos motoristas.

Para tentar terminar com a confusão, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) publicou, em seu perfil no Twitter, no último dia 30 de abril, um alerta para que os condutores não caiam nessa Fake News. A postagem esclarece os fatos e orienta as pessoas para que saiam de casa utilizando máscaras.

Veja abaixo a íntegra do texto do falso comunicado, que na maioria dos casos aparece em uma arte que possui o fundo roxo com as letras brancas e seguida por uma série de emojis utilizando máscaras. Além disso, ele conta com alguns erros de português e pontuação que fazem com que a pessoa que recebeu levante suspeitas sobre a sua veracidade.

"Alerta

DETRAN e Polícia Militar estão orientados a multa A partir de amanhã quem estiver dirigindo sem máscara e quem estiver dentro do carro a multa custa $ 128 Reais. Todos devem usar máscara dentro do carro!

Multa vem como dirigir sem uso de itens de segurança 3 pontos na carteira. Isso serve para motos também. Quem puder compartilhar para ajudar, tem muitos que não sabem."