DEVOTOS DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA PARTICIPAM DE CARREATA NESTA TERÇA-FEIRA

  • A carreata percorreu as principais ruas e avenidas dos bairros Centro e Cidade Nova. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Mais de cem veículos participaram, na noite desta terça-feira, da carreata de encerramento da Novena de Nossa Senhora de Fátima. Os devotos percorreram as principais ruas e avenidas do centro e do bairro Cidade Nova, partindo do Santuário de Fátima e retornando ao mesmo ponto para a bênção dos veículos e devotos.

Segundo o reitor do Santuário de Fátima, padre Peterson Figueiredo, a novena foi realizada totalmente de forma online, em razão do coronavírus, e nesta quarta-feira uma missa festiva será celebrada pelo bispo Dom Ricardo Hoepers também utilizando as redes sociais da paróquia. O ato religioso acontece a partir do meio dia.

"A festa sempre acontece no dia 13 de maio, que foi o dia da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. Esse santuário aqui em Rio Grande tem uma grande importância, porque nós somos de colonização portuguesa, então são muitos os devotos de Nossa Senhora de Fátima na cidade", explicou Peterson.

Ainda conforme o religioso, durante a novena foram realizadas missas e celebrados temas diferentes em preparação para o dia festivo de amanhã. "Essa missa é tradicional fazer ao meio-dia, porque foi o horário da primeira aparição de Nossa Senhora em Portugal para os três pastores: Jacinto, Lúcia e Francisco", completou.

20200512_203645Pontualmente às 20h, o sino do Santuário começou a tocar, enquanto a imagem decorada deixava o pátio do Colégio Marista São Francisco pelo portal da Rua General Canabarro. Orientados pelo padre Peterson, os motoristas saíram em carreata pela Rua Doutor Nascimento até a General Neto, onde seguiram até a Senador Correa.

Após percorrer quase toda a extenção da Rua 24 de Maio, a imagem de Nossa Senhora de Fátima passou pelos hospitais Universitário e Santa Casa até chegar ao Corpo de Bombeiros, onde a guarnição de serviço recebeu uma bênção especial. A carreata seguiu pela Avenida Major Carlos Pinto até chegar novamente no Santuário, onde os veículos foram abençoados.