ABERTA CONSULTA À COMUNIDADE PARA REVISÃO DO PLANO AMBIENTAL DE RG

  • Para os organizadores, a participação da comunidade é importante para que a revisão do plano possa contribuir, de forma efetiva, para solução dos problemas ambientais identificados pelos rio-grandinos. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), está realizando a revisão do Plano Ambiental Municipal de Rio Grande. O projeto é coordenado pelo Laboratório de Gerenciamento Costeiro da FURG e conta com a participação de vários professores do Instituto de Oceanografia (IO), Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) e Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Segundo o professor Paulo Tagliani, coordenador do projeto, “a ideia principal é tornar o novo documento mais simples na sua estrutura, mais eficaz na sua implementação e mais participativo no seu alcance”. A primeira versão do Plano Ambiental foi elaborada em 2008 e consistiu de um amplo diagnóstico ambiental do município e prescreve uma série de programas ambientais, como o Zoneamento Ecológico Econômico do município e a organização administrativa e operacional voltada ao controle e monitoramento das atividades efetiva ou potencialmente causadoras de degradação ambiental.

Para participar da consulta, basta clicar aqui. No questionário, é necessário indicar o bairro ou distrito de moradia e listar os cinco principais problemas ambientais percebidos. O questionário ainda apresenta outras questões, como o estágio em que se encontram os problemas e as ações que poderiam ser tomadas para resolvê-los.

Para os organizadores, a participação da comunidade é importante para que a revisão do plano possa contribuir, de forma efetiva, para solução dos problemas ambientais identificados pelos rio-grandinos.