DOCA DO MERCADO PÚBLICO APARECE EM FOTOS COM NÍVEL DA LAGOA RECUADO

  • Tradicionalmente, a área é coberta por água e é comumente utilizada pelas embarcações para descarregar o pescado que é vendido na Banca do Peixe. Foto: Divulgação/Redes sociais

A cidade do Rio Grande vem sendo atingida, desde ontem, por ventos de nordeste provocados por um anticiclone que está passando afastado da costa. O fenômeno, apesar de distante, provoca rajadas significativas e efeitos que as pessoas não estão acostumadas, como o registrado na manhã desta terça-feira, na doca do Mercado Público.

Imagens que circulam nas redes sociais e grupos de WhatsApp mostram a água bastante recuada e deixando os pequenos barcos de pesca artesanal depositados sobre o lodo. Tradicionalmente, aquela área é coberta por água e é comumente utilizada pelas embarcações para descarregar o pescado que é vendido na Banca do Peixe.

De acordo com o professor do Instituto de Oceanologia da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Lauro Calliari, os ventos acabaram causando uma forte vazante que aliado ao baixo nível da Lagoa dos Patos devido a estiagem geraram essa imagem diferente. Mesmo inusitada para muitos, o especialista garante que isso é bastante normal de acontecer.

"As rajadas hoje de madrugada, segundo o Windguru, chegaram a 30 nós. O centro do anticilone está longe, mas os ventos passam junto à costa. Tem um ciclone se formando ao sul e o vento vai virar para essa direção na próxima madrugada", explicou Calliari. Situação semelhante também foi visualizada no Saco da Mangueira.