POLICIAMENTO COM MOTOS DO 6º BPM GARANTE BONS RESULTADOS NO COMBATE À CRIMINALIDADE

  • O trabalho deste braço do 6º BPM é baseado em dados do Sistema Avante que reúne as ocorrências e realiza um mapeamento das zonas de atuação. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A motocicleta é um dos veículos sobre rodas mais ágeis que existe. A versatilidade permite acessar locais em que os automóveis não são capazes e na luta contra a criminalidade ela se torna um equipamento extremamente importante para a redução do tempo de resposta e eficácia nas abordagens.

Aqui em Rio Grande, o 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) resolveu apostar nessa modalidade de policiamento e reativou em 1º de agosto de 2019 a Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM). Formada por sete policiais, eles percorrem toda a cidade e foram os responsáveis por boa parte das prisões realizadas nas últimas semanas.

Essa agilidade também é fruto da rapidez com que as vítimas ou pessoas próximas informam a sala de operações sobre a ocorrência dos crimes, permitindo que os policiais façam uso do efeito surpresa para prender os delinquentes. Na maioria dos casos, enquanto a viatura tradicional está em deslocamento, o criminoso já foi abordado e preso.

No Youtube, um canal apresenta as ações realizadas pelos policiais da ROCAM, onde é possível sentir um pouco da adrenalina vivenciada por eles nos deslocamentos para ocorrências e abordagens de suspeitos. Em um dos vídeos, a equipe é informada de um assalto a uma farmácia, sendo as buscas e a prisão do suspeito filmadas sem edição.

20200427_163708De acordo com o major Anderson Castro, que atualmente responde pelo comando da unidade, o trabalho deste braço do 6º BPM é baseado em dados do Sistema Avante que reúne as ocorrências e realiza um mapeamento das zonas de atuação. Por conta disso é importante que a vítima registre o boletim logo após o fato para que a Polícia saiba exatamente como planejar suas ações.

De janeiro até agora foram realizados 330 flagrantes, fruto da comunicação imediata ao 190. No mês de abril, por exemplo, foram efetuadas nove prisões logo após o cometimento do crime, o que garante a retirada do criminoso das ruas e a redução instantânea do número de casos novos. Ainda conforme Castro, algumas vítimas costumam registrar de forma online um fato que aconteceu até três dias depois do seu cometimento.

Atualmente, a cidade está dividida em seis subsetores e cada um deles conta com uma viatura circulando nas 24 horas do dia, além das demais equipes que seguem dando o suporte operacional em caso de necessidade, entre elas a ROCAM. Os dados costumam ser atualizados todas as segundas-feiras, oportunidade em que os militares são levados ao auditório e tomam conhecimento das ações táticas da semana.