CENTRAL TELE COVID-19 É LANÇADA PELO EXECUTIVO MUNICIPAL

  • O vice-reitor da Furg, Danilo Giroldo, enfatizou a participação de mais de 70 voluntários da instituição, divididos entre professores e alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A Prefeitura Municipal apresentou, na manhã desta segunda-feira, o novo serviço de telemedicina e a central de atendimento telefônico que serão implementados para a triagem de casos suspeitos de coronavírus, a partir de hoje. A videoconferência teve a participação do prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, secretários, professores da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), do vice-reitor da instituição, Danilo Giroldo, e do representante da empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema.

O chefe do executivo municipal iniciou sua fala dizendo que acredita que essa ferramenta chegou para ficar e ao final da pandemia do coronavírus irá auxiliar para desafogar os postos de saúde. O sistema, que possui um custo total de R$ 95 mil para seis meses de operação, foi financiado a partir de recursos doados pelo Ministério Público Estadual (MPRS) à Prefeitura. "Um passo muito importante que vai fortalecer o atendimento da atenção básica", garantiu Lindenmeyer.

O vice-reitor da Furg, Danilo Giroldo, enfatizou a participação de mais de 70 voluntários da instituição, divididos entre professores e alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem. Além deles, o Tele Covid-19 contará com a participação de outros diversos profissionais da área da saúde, os quais irão integrar essa grande rede de combate ao vírus causados da pandemia. Por fim, Giroldo agradeceu especialmente aos responsáveis pela Faculdade de Medicina e a Escola de Enfermagem pelo envolvimento na proposta.

O secretário municipal de saúde, Maicon Lemos, falou da satisfação da disponibilização de mais essa ferramenta no município e destacou o apoio do MPRS para a concretização dessa iniciativa. Ainda segundo ele, a ação, que envolveu diversos profissionais e acadêmicos da saúde, vai impactar positivamente na comunidade e irá integrar a gama de serviços disponibilizados para o enfrentamento da doença.

Ao fazer uso da palavra, o secretário municipal de desenvolvimento, inovação e turismo, Cláudio Dutra, ressaltou o investimento realizado pelo executivo na infraestrutura tecnólogica para viabilizar o funcionamento do sistema. Ele também explicou que todos os dados serão armazenados no data center da Prefeitura e será possível fazer o atendimento de até 30 pessoas ao mesmo tempo. "Com essa estrutura a gente vai conseguir diminuir os prejuízos que esta doença está causando", comemorou.

Já o representante da Indeorum, startup responsável pelo desenvolvimento do sistema, Glauco Munsberg, lembrou que o tempo necessário para colocar a iniciativa em prática levou apenas 20 dias, demonstrando o grau de envolvimento das instituições engajadas na causa. Ele também explicou que o número 0800 642 4650 funcionará das 08h às 17h e a população poderá fazer uso do serviço para tirar dúvidas ou até mesmo solicitar atendimento médico por teleconferência em casos mais graves.

Ao efetuar a ligação para o número, a pessoa terá duas opções para prosseguimento da chamada: ao digitar 1, ela receberá informações sobre a doença e será direcionada à central de triagem; ao selecionar a opção 2, serão repassadas informações complementares sobre a rede municipal de saúde. Caso a central entenda que o caso é para uma consulta com um especialista, o cidadão é orientado a acessar o site https://triagem.riogrande.rs.gov.br, espaço onde a teleconsulta será realizada.

Fora do horário de atendimento da central telefônica, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de que as pessoas que apresentem sintomas moderados procurem as unidades de saúde 24h, disponíveis no Parque Marinha, balneário Cassino, Proflurb e Vila da Quinta. Já os casos mais graves devem procurar imediatamente as emergências dos hospitais do município.