CENTRO COVID COMEÇA A FUNCIONAR EM PELOTAS

  • O Centro Covid tornará disponíveis 32 leitos, entre os quais 15 para crianças e 17 destinados a adultos: destes, seis designados a pacientes que precisem de tratamento intensivo. Foto: Michel Corvello/PMPel

Pouco menos de um mês depois de ter vistoriado a obra de reestruturação física do prédio destinado ao atendimento de doentes com síndromes gripais, a prefeita Paula Mascarenhas voltou, nesta sexta-feira (24), ao local para acompanhar a abertura da unidade de saúde à população. Em um primeiro momento, o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid) vai receber apenas crianças que apresentem problemas respiratórios, especialmente casos de Covid-19.

Paula foi recebida por profissionais equipados por EPIs e prontos para realizar os primeiros atendimentos. Acompanhada pelo deputado Federal Daniel Trzeciak (PSDB), percorreu toda a unidade e vistoriou as instalações. Guiada pela secretária de Saúde, Roberta Paganini, a prefeita conferiu a área na qual ocorrerá a triagem dos doentes – uma barraca instalada na parte externa do Centro. Nela, ficarão um enfermeiro e um técnico em enfermagem. Outro ponto inspecionado pela gestora-chefe do município foram as alas destinadas à internação.

O Centro Covid tornará disponíveis 32 leitos, entre os quais 15 para crianças – 5 UTIs – e 17 destinados a adultos: destes, seis designados a pacientes que precisem de tratamento intensivo. "Nossa prioridade, agora, é oferecer atendimento pediátrico e manter a internação de adultos na ala Covid do Hospital Escola da UFPel, como já vem ocorrendo. Conforme a demanda aumentar, iremos abrindo os leitos para os demais pacientes", explicou a chefe do executivo pelotense.