DRIVE THRU DE VACINAS ESGOTA ESTOQUE EM APENAS DUAS HORAS

  • De acordo com a enfermeira do núcleo de imunizações da Vigilância Epidemiológica, Lilian Rosinha, foram disponibilizadas 400 doses, as quais foram esgotadas antes mesmo do final da manhã. Foto: Divulgação/PMRG

O estoque de vacinas da gripe disponibilizadas para uma espécie de drive thru, na manhã desta quarta-feira, no largo da Viação Férrea, foi esgotado em duas horas de aplicação. A modalidade foi utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para evitar a aglomeração de pessoas nas unidades de saúde e vacinou os idosos diretamente nos carros.

De acordo com a enfermeira do núcleo de imunizações da Vigilância Epidemiológica, Lilian Rosinha, foram disponibilizadas 400 doses, as quais foram esgotadas antes mesmo do final da manhã. A campanha seguiria até às 17h, porém como a procura foi significativa será preciso aguardar o repasse de uma nova remessa.

A desmobilização das equipes do drive thru não é motivo de preocupação, pois a coordenadoria Regional de Saúde encaminhou ontem para o município um estoque de mais dez mil doses que foram distribuídas para os postos de saúde, na manhã de hoje. Desde o início da campanha, foram aplicadas 22 mil doses da vacina que protege contra o H1N1.

Ainda conforme Rosinha, até o dia 16 deste mês, os públicos alvos da vacinação seguem sendo os idosos e os profissionais da área da saúde. Depois dessa data, a expectativa é de haja a liberação para outros grupos, porém o município aguarda a determinação do Ministério da Saúde. Já a disponibilização para o restante da população ocorrerá apenas em casos de existência de estoque após a conclusão da imunização do grupo prioritário.