CÂMARA DE COMÉRCIO REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO VIRTUAL DE DIRETORIA

  • A diretoria realizou uma avaliação das ações tomadas pelo executivo municipal, principalmente, aquelas ligadas ao fechamento do comércio. Foto: Divulgação/Assessoria de comunicação

A diretoria da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande realizou nesta terça-feira, 14, a primeira reunião de seus 175 anos por meio de videoconferência. A medida foi adotada em função das regras de distanciamento social exigidas no combate ao COVID-19. Os assuntos tratados foram questões relacionados ao combate do coronavírus e os reflexos disso no município.

A diretoria avaliou as ações da Câmara de Comércio nessas primeiras semanas de distanciamento social como a aproximação entre os empresários da área industrial-portuária e do comércio do sistema de saúde municipal, sendo interligados pelo Dr. Fábio Lopes. “O Dr. Fábio tem sido esse ponto de ligação dos empresários com os hospitais locais para que possamos dentro de nossas limitações auxiliando na busca por equipamentos de proteção individual e recursos necessários ao combate do COVID-19”, disse Bacchieri.

Além disso, a diretoria realizou uma avaliação das ações tomadas pelo executivo municipal, principalmente, aquelas ligadas ao fechamento do comércio. “Queremos participar das reuniões da prefeitura junto com os técnicos da saúde para juntos podermos construir uma saída para essa crise sanitária e econômica”, avaliou Bacchieri. Os diretores também avaliaram que a participação do setor empresarial é essencial nesse momento.

Ainda, a Câmara de Comércio avaliou que é necessária a criação de um comitê econômico para que os empresários juntamente com economistas, com o executivo e outros entes possam ir acompanhando e avaliando situações como os números de desempregados, a retração de arrecadação do município e outros fatores que se tem acesso no momento. “Precisamos avaliar como serão os próximos meses, traçar estratégias a médio e longo prazo. Já a curto precisamos resolver algumas incoerências como o fato de bancos, lotéricas e outros funcionarem sem o distanciamento social em filas nas ruas e outros lojistas que teriam essa mesma condição não podem”, afirmou Bacchieri.

Por fim, os diretores médicos da entidade reiteraram a situação e os devidos encaminhamentos para que haja segurança com a saúde de todos. A Câmara de Comércio acredita que a saúde e a vida das pessoas deve ser considerada em primeiro lugar, mas ajustes podem ocorrer para que possam dar a cidade do Rio Grande um futuro com a manutenção de emprego e renda, evitando assim, um colapso do sistema econômico.