NOVO INTEGRANTE DO TRE SERÁ ELEITO EM SESSÃO VIRTUAL

  • A votação na sessão virtual irá começar às 10h de amanhã e estará disponível até as 09h59 do dia 22 de abril. Foto: Divulgação/TRE-RS

O Órgão Especial realiza, a partir desta quarta-feira (15), em sessão virtual, a eleição do novo integrante do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que ocupará a vaga de juiz efetivo do Pleno, destinada à classe de Desembargador. O pleito, que ocorrerá através de meio digital, será realizado em decorrência do término do mandato da atual Presidente do TRE, Desembargadora Marilene Bonzanini, e foi anunciado por intermédio do edital 04/2020-OE.

A votação na sessão virtual irá começar às 10h de amanhã e estará disponível até as 09h59 do dia 22 de abril. A metodologia utilizada na eleição secreta contará com o auxílio dos técnicos de informática do TRE. Conforme o Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral, Daniel Wobeto, será utilizado um sistema criado pelo TRE do Pará.

"Cadastraremos os candidatos e eleitores, que receberão por e-mail suas senhas de acesso. No período da eleição é realizado este acesso e consignado o voto na interface da aplicação, que armazena cada voto sem vínculo com o eleitor, garantindo o sigilo da votação", explicou Wobeto. O TRE fará a totalização da eleição após coletar os votos dos 25 integrantes do Órgão Especial.

Durante a sessão virtual, também será definida a lista tríplice para uma vaga de Desembargador Eleitoral na classe dos advogados, cujos nomes serão encaminhados ao TRE para posterior escolha pela Presidência da República. Este processo de formação da lista não será secreta e será promovido por meio da pasta do Themis Admin.