MILITARES DO 6º GAC PASSAM POR RIGOROSO PROCESSO DE HIGIENIZAÇÃO PARA ACESSAR ALOJAMENTO DA OPERAÇÃO COVID-19

  • O mesmo processo é repetido diariamente até a desmobilização da tropa do município da fronteira. Foto: Divulgação/6º GAC

O efetivo do 6º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) que participa da Operação Coronavírus no Chuí, na fronteira com o Uruguai, tem uma rotina de higienização bastante intensa para evitar a chegada do vírus no alojamento da equipe, montado em um ginásio de esportes. Diariamente, os militares deixam o local para as atividades de prevenção e combate e ao retornarem são submetidos a uma higienização individual.

Logo na entrada e devidamente equipado com luvas e máscara, um médico do Exército questiona se o soldado apresentou algum dos sintomas do coronavírus ao longo do turno de trabalho e caso a resposta seja negativa, ele passa para a fase de limpeza do uniforme. Nesse segundo estágio, o soldado é pulverizado com uma solução a base de água e detergente chamada Lysoform.

Na sequência, o militar sobe as escadas de acesso às arquibancadas do ginásio, onde deixa a farda e o material de trabalho. Em seguida, ele descarta os equipamentos de proteção individual e inicia o processo de higienização das mãos. Depois disso, o soldado é liberado para circular livremente pelo alojamento. O mesmo processo é repetido diariamente até a desmobilização da tropa do município da fronteira.