PARCERIAS VIABILIZAM CONFECÇÃO DE UNIFORMES PARA PROFISSIONAIS E PACIENTES DO HU

  • A ação, também, é uma forma de geração de renda para as três costureiras contratadas que utilizam a estrutura e maquinário cedidos pelo CCMar. Foto: Divulgação/HU-Furg

No combate à epidemia de covid-19, os uniformes utilizados pelos profissionais de saúde têm papel importante em sua proteção, diminuindo o risco de contaminação. Para viabilizar a produção desse material, formou-se uma corrente de solidariedade, que conta com as instalações do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) e a parceria de empresas, entidades e voluntários. Todo o material produzido será utilizado por profissionais e pacientes do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg).

Inicialmente, estão sendo confeccionados 300 uniformes de uso privativo para os profissionais, compostos por blusa e calça; 300 pijamas e 40 camisolas infantis, para pacientes com suspeita ou confirmação da covid-19; 300 aventais/capotes, para profissionais, e 700 máscaras de tecido, para uso geral. Do total necessário, faltam confeccionar 150 pijamas para pacientes e 200 aventais/capotes. A demanda por uniformes é grande, pois parte deles estará em utilização, outra sendo lavada e o restante, de reserva para trocas.

A ação, também, é uma forma de geração de renda para as três costureiras contratadas que utilizam a estrutura e maquinário cedidos pelo CCMar. Somam-se a elas, outras seis costureiras voluntárias, que atuam de suas residências. Além do CCMar, a ação teve o apoio da empresa Bianchini S/A, que realizou a doação de grande parte do tecido para confecção dos enxovais; das Amigas do HU e do Senac, que auxiliaram no pagamento da mão de obra. Ainda vale destacar que a iniciativa tem a preocupação com a adequada utilização dos materiais, sendo que são confeccionadas máscaras com os retalhos dos tecidos.

Conforme o diretor do CCMar, Lauro Barcellos, diante do novo cenário, o Centro está integrado com as ações que auxiliem no combate à pandemia, disponibilizando sua infraestrutura, conhecimento e buscando parceiros para apoiar ações em prol da saúde da comunidade. “Iremos auxiliar em todas as questões que estiverem a nosso alcance, pois entendemos o nosso papel e a importância da colaboração neste momento”, salientou Barcellos.