GM EMBARCA MAIS DE 1.200 AUTOMÓVEIS NO PORTO DO RIO GRANDE

  • Toda a carga de automóveis já está armazenada no pátio do Porto, somente aguardando o início das operações de embarque. Foto: Divulgação/Porto do Rio Grande

Ocorrerá entre esta e a próxima semana, a exportação de 1.276 automóveis Onix e Onix Plus fabricados pela GM em Gravataí. Nesta sexta-feira (3) o navio Jasper Arrow, com bandeira de Bahamas, atracou no Porto do Rio Grande para embarcar 216 unidades com destino a Colômbia. O segundo embarque acontece no dia 8, quando o navio de bandeira cipriota Gral San Martin, carregará outros 1.060 automóveis da mesma marca e modelo.

O operador portuário responsável pela operação é a Nexus Gerenciamento de Pátios tanto para o navio Jasper Arrow quanto para o navio Gral San Martin. Somadas, as operações tem previsão de duração de aproximadamente 24 horas, e irão envolver 90 trabalhadores avulsos e 40 colaboradores dos operadores portuários.

O navio Jasper Arrow, que possui 199,94 metros de comprimento e 32,26 metros de largura, é um navio especial para esse tipo de carregamento onde os carros entram e saem rodando da embarcação. Este navio já terá veículos carregados de outros portos anteriores, assim como a embarcação Gral San Martin, que tem 175,91 metros de comprimento e 31,15 metros de largura.

Toda a carga de automóveis já está armazenada no pátio do Porto, somente aguardando o início das operações de embarque. Em 2019, o Porto do Rio Grande movimentou um total de 31.722 veículos, entre desembarque e embarque. Foram 31.199 veículos embarcados, o que representa 98,35% da movimentação de veículos e 523 veículos desembarcados, representando 1,65% dos veículos movimentados.