GERENTE REGIONAL DO SEBRAE FALA SOBRE IMPACTOS DO COVID-19 PARA O MICRO E PEQUENO EMPRESÁRIO

  • De acordo com Vives, esse é um momento delicado onde, acima de tudo, as pessoas devem ter um cuidado com a sua saúde e preservar a vida acima de qualquer coisa. Foto: Marco Quintana/Jornal do Comércio

Para apoiar os pequenos negócios em época da pandemia do coronavírus, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) desenvolveu um site especial com informações sobre a doença e a forma com que os empresários devem agir diante do cenário de crise. O espaço concentra, ainda, uma série de orientações e oferece palestras e bate-papos de forma online com especialistas da área.

De acordo com o gerente regional sul do Sebrae, Ciro Vives, esse é um momento delicado onde, acima de tudo, as pessoas devem ter um cuidado com a sua saúde e preservar a vida acima de qualquer coisa. "É um momento bem delicado e preocupante para as pequenas empresas, as quais o Sebrae tem diariamente tido um trabalho incansável de entender as necessidades e minimizar um pouco dessa pressão", explicou.

Nesse momento de incerteza e intranquilidade para o micro e pequeno empresário, o Sebrae tem buscado trazer orientações claras e acertivas para que eles possam tomar as decisões mais corretas possíveis. "Respeitamos as decisões governamentais, mas nos colocamos ao lado dessas empresas para poder trazer essa orientação o mais rápido possível", assegurou.

Ciro revelou que nas últimas semanas foram triplicados os números de contatos dos analistas de relacionamento com o cliente em todo o estado, em relação a uma semana normal de trabalho. "Procuramos estar cada vez mais próximo do cliente para tentar ajudar a resolver o principal problema dele que é prolongar um pouco a sustentabilidade do negócio e ajudar naqueles pontos cruciais", completou.

Sobre os prejuízos que virão em decorrência das determinações governamentais e das autoridades sanitárias, Ciro explicou que os de curto prazo são os que geram as maiores preocupações. "Os principais estão relacionados efetivamente ao fluxo de caixa, pagamento de fornecedores, uma grande preocupação com pagamento de folha salarial, alugueis, tributos, enfim, encargos de uma operação normal", pontuou.

Já a médio prazo, existem as questões jurídicas, trabalhistas e administrativas que também impactam nos pequenos negócios. "O Sebrae procura sempre em todas as suas orientações passar o máximo possível de calma e tranquilidade para que essas orientações possam ajudar esse empreendedor a tomar uma decisão de curto, médio e longo prazo também visando uma retomada o mais breve possível das suas atividades", finalizou.